Marketing Digital

Como registrar um domínio: dicas e passo a passo

Como registrar um domínio?

A presença online é de extrema importância para quem não quer perder espaço em seu nicho de atuação. Porém mesmo percebendo a necessidade de um site próprio, grande parte de profissionais e empresas ainda tem dificuldade com a parte técnica. Uma das primeiras questões a se considerar é sobre como registrar um domínio, o que até pode ser considerada uma tarefa difícil para alguns, mas na realidade é mais fácil do que parece, até mesmo para quem ainda não teve um website.

Nesse artigo você terá acesso a dicas valiosas sobre como registrar um domínio de forma prática e eficaz, com um passo a passo detalhado, além de orientações sobre formas para escolher o endereço ideal, erros a serem evitados, entre outros fatores importantes, que ajudarão a dar um destaque especial a sua marca. Confira agora!

O que é um domínio?

O domínio pode ser definido como um endereço utilizado para a identificação de uma empresa ou de uma marca, ainda que autônoma na internet. Basicamente podemos definir também como o nome do site, o qual pode ser utilizado inclusive em e-mails. Sua composição é feita com um nome e uma extensão. Como exemplo podemos utilizar o seguinte: minhaempresa.com.br, neste caso, o nome é: minha empresa e a extensão é .com.br.

Existem diversas possibilidades de extensões para domínios, entre as principais podemos destacar as seguintes:

  • .com.br
  • .org
  • .edu
  • .com
  • .net
  • .info

Abordando de forma mais técnica, devemos considerar que cada domínio liga-se a um endereço específico de IP, ou seja, Internet Protocol, que compõe-se por números sequenciais, indicando individualmente os computadores conectados à internet, bem como, o servidor de hospedagem.

Como o endereço IP é algo complexo a se memorizar e, logicamente não apresenta o apelo ideal, comercialmente falando, a melhor opção é a utilização dos domínios.

Como registrar um domínio considerado ideal para seu negócio

A escolha de um domínio considerado ideal é de relevante importância, pois tal decisão irá exercer influência positiva, ou não, por muito tempo, por isso é preciso ter critérios com o intuito de não errar.

Fazer uma lista com diversas idéias e indicando nomes diferentes é uma forma interessante de iniciar o processo de escolha, com a finalidade de posteriormente utilizar um filtro com várias perguntas elencadas. O lançamento de nomes em lista pode desviar de algum domínio já adquirido por outra empresa ou pessoa.

Para apoiar na escolha assertiva podem ser utilizadas as seguintes perguntas, que atuarão como um filtro:

Como registrar um domínio?

O domínio é genérico ou apresenta personalidade?

Na boa intenção de buscar aparecer muito bem ranqueado nas buscas, alguns nomeiam seus sites de forma muito genérica. É preciso que o domínio tenha personalidade, soando como uma marca forte, pois do contrário podem ficar difíceis de serem lembrados, ou seja, não atraentes e sem fixação fácil.

O domínio está o mais curto possível?

Quanto mais curto for o domínio, melhor será, assim como, quanto mais caracteres possuir, irá apresentar mais dificuldade de lembrança e também de digitação. De qualquer forma é necessário atentar-se para as outras importantes regras. O ideal é que seja considerado um equilíbrio entre passar a impressão correta, porém, da maneira mais breve possível.

Existe originalidade no domínio?

De forma alguma pode haver violação relacionada a alguma marca que já esteja registrada. Ainda assim é possível adquirir o domínio com nome de uma marca já existente, porém, poderão aparecer problemas posteriores, no momento de colocar os conteúdos no ar. Em caso de dúvidas surgidas após uma pesquisa de domínio, o mais sensato é consultar um advogado da área.

A principal palavra-chave está no domínio?

Ainda que não seja algo que valha uma obsessão, utilizar a principal palavra-chave no domínio tem sua importância para posicionamento e também identificação de seu público, assim como no SEO. Desta forma, se for possível a inclusão da palavra-chave, faça!

A pronúncia do domínio está fácil?

Será sempre bom evitar domínios que possuam números, que sejam ambíguos e com pronúncias diversas possíveis ou ainda, que tenha a pretensão de fazer trocadilhos atrapalhados ou palavras misturadas.

A extensão utilizada tem algo haver com seu negócio?

Virtualmente falando é possível afirmar que algumas extensões de domínio tem maior consolidação do que outras. Ainda que não seja uma regra, nosso cérebro tende a apresentar maior confiabilidade em sites que possuam extensões mais tradicionais. Portanto a extensão deve ter um equilíbrio que contemple similaridade com seu negócio, ao mesmo tempo em que é tradicional.

O domínio possui intuitividade?

Aqui é necessário utilizar a empatia para com os usuários. Será que o cliente-alvo irá associar rapidamente o nome de seu domínio com o que ele acredita que seja o seu negócio? Se a resposta for sim, estamos no caminho correto, se não, precisamos dar mais uma verificada.

Passo a passo para o registro de um domínio “.br”

  1. Conferência sobre a disponibilidade do endereço desejado através do registro.br. Na página há um campo para a indicação. Se já existir o domínio desejado, o próprio site irá indicar nomes similares.
  2. Cadastramento no serviço de registro, que deve ser feito após a consulta do domínio. Para tal é necessário clicar em “criar conta”.
  3. O registro do domínio será feito com o respectivo pagamento do plano escolhido. Sendo que após a confirmação, o site redirecionará seu site para o domínio registrado.

Passo a passo sobre como registrar um domínio com outras extensões

  1. Escolha um serviço de hospedagem, o que é bastante prático. Existem várias empresas que gozam de boa reputação no mercado, como: HostGator, HostMídia, UOL Host, Locaweb, Kinghost, entre outras.
  2. Igualmente ao passo a passo anterior, é preciso consultar se o endereço está disponível.
  3. Selecione os serviços que deseja. Uma das opções é o e-mail corporativo, mas outros serviços podem incluir plataformas para construção de sites e possibilidades de privacidade.
  4. Nesta etapa o cadastro é completado com suas informações pessoais.
  5. Por último, é a hora de efetuar o pagamento, adicionando os dados necessários, como os do cartão de crédito. Assim que os processos são confirmados já será possível utilizar os serviços.

Considerações finais

Por fim podemos concluir que o processo que envolve como registrar um domínio não apresenta um grau de dificuldade muito considerável. A etapa que pode ser mais trabalhosa é exatamente a da escolha do nome ideal para o site. Após o domínio registrado já será possível a publicação de conteúdos de qualidade em seu site!

Deixe seu Comentário