Considerada ferramenta indispensável para estratégias de marketing digital, o SEM Rush pode ser importante apoio para a busca de resultados em escala de melhoria contínua. Além da possibilidade de estar atento a ações assertivas de seu próprio negócio, anulando falhas e entregando melhores conteúdos, a ferramenta também proporciona análise da concorrência. Mas será que realmente o SEM Rush vale a pena?
Hoje é possível dispor de diversas ferramentas online que tem o objetivo de incrementar uma estratégia de marketing. Entre a gama existente, está o SEM Rush, que é apresentado em sua versão paga, com mais funcionalidades ou na versão gratuita.
Ao ler o artigo na íntegra você irá conhecer a ferramenta mais detalhadamente, com suas características e funcionalidades. Dessa forma poderá descobrir se sua utilização vale, de fato, a pena.
Principais características do SEM Rush
Operando como uma ferramenta web analytics, o SEM Rush entrega dados consolidados relacionados à buscas feitas por usuários, bem como, posicionamento na SERP do Google. Sua utilização também pode se dar tanto para ter o resultado sobre o próprio domínio, quanto para o domínio dos concorrentes.
O SEM Rush é reconhecido pela maioria de seus usuários como um serviço completo ao analisar a concorrência. Tanto que tem sido cada vez mais utilizado por profissionais ao traçar estratégias de SEO. De forma que os profissionais de criação de conteúdo sabem que somente escrever bons textos não basta para um bom posicionamento no Google ou em outros buscadores.
Fatores que podem ser analisados com a ferramenta
Ao entregar dados de grande relevância, relacionados ao comportamento de usuários, o SEM Rush permite que se possa descobrir as estratégicas mais eficazes de marketing, dessa maneira, destacando-se dos concorrentes focados.
Entre os principais fatores que podem ser analisados estão os seguintes:
- A posição das palavras-chave quando nas pesquisas orgânicas;
- Os backlinks da própria página do usuário, assim também como de sites diversos do mesmo segmento;
- As palavras-chave que possuem maior relevância para seu ramo de negócio;
- As estratégias publicitárias que estão sendo mais utilizadas pelos concorrentes, além de seus resultados obtidos através delas;
- Bem como outras informações de relevante interesse.
Portanto é possível afirmar que com as funcionalidades do SEM Rush o usuário tem a percepção do que está dando certo ou não para os seus concorrentes, ao mesmo tempo que monitora o desempenho de sua própria página, descobrindo as formas de ranquear melhor o seu site.
Versão gratuita e versão paga
A versão gratuita da ferramenta pode ser uma possibilidade interessante para quem não dispõe do investimento ou não quer pagar o valor mensal. Entretanto, da mesma forma que comumente acontece com versões gratuitas de outras plataformas, ela apresentará diversos pontos limitantes, impedindo que o usuário tire o máximo de vantagem.
A limitação de 10 pesquisas diárias é um exemplo negativo da versão gratuita, enquanto na versão paga, considerando o plano mais simplificado de pagamento, é possível fazer 3000 solicitações de relatórios de análise ao dia. Igualmente considerada como outra desvantagem é o número de resultados possíveis por busca, que quando na versão gratuita é de somente 10.
Ou seja, pesquisando especificamente um domínio, o acesso é permitido somente às 10 primeiras palavras-chave selecionadas para ele. Por outro lado, na versão paga mais barata serão 10.000 resultados obtidos. Portanto se investir em marketing de conteúdo é a real intenção do usuário, o apropriado será optar por uma das versões pagas e acessar as funcionalidades mais completas do SEM Rush.
Os planos disponíveis em versões pagas são: Pro, Guru, Business e Enterprise, os quais disponibilizam diversas vantagens para o usuário assinante, podendo variar conforme as necessidades e a natureza do negócio.
Utilização do SEM Rush
Para a utilização do SEM Rush é necessário que primeiro seja criada uma conta, após, deve-se fazer a confirmação através de e-mail recebido. Depois é só logar no site para então acessar o painel inicial. A barra de buscas é encontrada no dashboard, nela o domínio a ter sua performance monitorada deve ser indicado.
O painel de ferramentas pode ser percebido no menu lateral, nele estão dispostas as diversas funcionalidades da ferramenta. Elas poderão apresentar relatórios bastante completos, ricos em detalhes sobre os itens em especificidade relacionados ao domínio pesquisado.
Para a análise de um domínio é necessário que o endereço em questão seja indicado na barra de buscas. Mas é preciso ter atenção, pois logo após digitar o domínio, o país deve ser especificado. Somente desta maneira, o SEM Rush fará uma localização correta.
A seção indicada como Visão Geral permite o acesso às informações de status gerais quanto à quantidade de palavras-chave que o site lidera, os backlinks direcionadores para a página, concorrentes e uma base de informações em detalhes sobre pesquisas, sejam elas pagas ou orgânicas. É possível a visualização de tais dados navegando nas subseções que compõe o menu lateral.
As subseções indicadas no menu lateral são as seguintes:
- Pesquisa orgânica;
- Backlinks;
- Pesquisa publicitária;
- Pesquisa PLA;
- Mídia display;
- Análise de tráfego;
- Domínio / domínio;
- Análise de palavras-chave;
- Keyword Magic tool;
- Projetos;
- Análise de lacunas;
- Lacunas nas palavras-chave;
- Lacunas nos backlinks;
- Topic Research;
- SEO Content Template;
- Lead Generation tool.
Mas afinal, SEM Rush vale a pena?
Com tantas vantagens e funcionalidades concentradas em uma ferramenta, fica mais fácil responder o questionamento.
Vamos lá! Podemos concluir que trata-se de uma importante ferramenta para que se possa construir uma boa estratégia voltada a marketing digital. Se o intuito do usuário é a atração de tráfego, a otimização da página e a diferenciação ante a concorrência, então o SEM Rush vale a pena. Mas é necessário um pouco de tempo até uma familiarização fluente com a plataforma, mesmo sendo ela intuitiva e com uma fácil navegação.
Outra questão que deve ser considerada é a opção entre a versão gratuita e as versões pagas, fato já verificado anteriormente e que pede critérios em conformidade com o que o usuário almeja ter de informações.
Com todas as funcionalidades verificadas, mesmo que com a utilização da versão mais completa da ferramenta, em que é necessária uma maior prática para usufruir de todas as vantagens disponíveis, de igual forma, até que se possa fazer uma leitura adequada dos relatórios e suas utilizações, a pergunta: SEM Rush vale a pena? Ficou fácil, vale sim!
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