Marketing Digital

Quanto o AdSense paga? Veja as possibilidades de ganho

Quanto o AdSense paga

Se você ainda não conhece, o Google Adsense consiste em um recurso que monetiza blogs, sites, páginas e qualquer outra veiculação na internet que permite a colocação de anúncios. Dessa forma, ao criar o seu canal de conteúdo, você pode permitir que a ferramente veicule anúncios por lá e você monetiza em cima do desempenho. Por isso, saber quanto o Adsense paga é importante para a construção da sua estratégia digital.

O Adsense se tornou uma importante fonte de renda para uma série de produtores de conteúdo dentro da internet. Dessa forma, se você está pensando em entrar de vez nesse universo, é muito importante saber como o seu público pode te garantir um retorno financeiro ao interagir com os anúncios escolhidos pelo Google.

Detalhes sobre o Google Adsense

O Google Adsense é uma ferramente publicitária criada para reunir o interesse de sites, blogs e anunciantes. É ela que gerencia toda esta distribuição, colocando os anunciantes indicados para o seu blog. Toda a distribuição de anunciantes é administrada pelo Adsense, que apresenta o anúncio criado pelas empresas no momento em que o usuário está em navegação.

Caso você tenha visitado algum portal que contava com barras de anuncio laterais, de rodapé ou de topo, provavelmente você estava vendo anúncios selecionados pelo Google Adsense. Você pode notar que eles mudam de acordo com os interesses dos usuários, pois vai depender da navegação anterior daquela pessoa.

Mas é importante destacar que o youtuber, blogueiro ou produtor de conteúdo precisa atender requisitos mínimos apresentados pelo Google. Caso ele não se enquadre, os espaços destinados para as propagandas permanecem vazios.

Começando a ganhar dinheiro com o Google Adsense

O primeiro passo para começar a monetizar os seus conteúdos é, claro, possuir uma conta Google. E por meio dela, você precisará criar o seu blog ou canal no YouTube. Todas as informações devem estar regularizadas, como telefone, endereço e dados cadastrais. Também vale destacar que não valem conteúdos com apologia à violência, pornografia ou ódio. Só podem receber pelo conteúdo pessoas com mais de 18 anos.

Afinal, quanto o Adsense paga?

São duas as maneiras escolhidas para definir quanto o Adsense paga. Os conteúdos publicados podem faturar das duas formas. A primeira é conhecida como CPC (Custo por Clique), que gera um cálculo que parte da quantidade de cliques que aquele anúncio recebeu. Você vai receber de acordo com o número de vezes que cada anúncio foi clicado.

Também existe o CPM (Custo por Mil Impressões). Neste caso, são contabilizados o número de visitantes por blog, e o criador do conteúdo irá receber um valor de acordo com cada mil visitantes daquele período. Dessa forma, é possível que um blog extremamente bem visitado possa conseguir um excelente valor mesmo sem que as pessoas cliquem nos anúncios.

É a empresa anunciante que define quanto irá pagar por cada clique no anúncio. Ou seja, se ela define que vai pagar 1 real por clique, o Google repassa 68% do valor para o responsável pela criação de conteúdo. Caso seja efetuado algum clique, o autor do blog ganha R$ 0,68 por ele. É dessa forma que o dono do blog começa a acumular valores.

Já no caso do CPM, a lógica é extremamente parecida, incluindo a mesma porcentagem de repasse. O anunciante vai definir quanto pode pagar por cada 1000 impressões do seu anúncio. Neste caso, se a empresa definiu que vai pagar R$ 10,00 por cada mil impressões no site, o dono do conteúdo vai receber R$ 6,80 a cada mil visitantes que visualizarem aquela propaganda em determinado período.

Quanto o AdSense paga

Nunca tente burlar o sistema

A conversão de cada anúncio é muito bem monitorada pelo Google Adsense, que mapeia de onde veio cada clique ou visita ao site. Por isso, é extremamente simples a identificação de cliques falses, sejam eles produzidos por algum robô ou não. Dessa forma, o Google pode rebaixar o seu conteúdo se notar que há uma baixa taxa de conversão em relação ao seu blog.

Caso o Adsense realmente identifique que há alguma tentativa de fraude, você perderá a conta e nunca mais terá a possibilidade de manter uma monetização a partir daquele blog. O Analytics vai lhe ajudar neste momento a verificar se há uma movimentação estranha no site, acompanhada de aumento súbito de cliques. Se você notificar a empresa sobre o assunto, dificilmente será apontada uma tentativa de fraude da sua parte.

Maneiras de aumentar quanto o Adsense paga

Escolha das palavras-chave

Para que o seu faturamento seja maior com o uso da ferramenta, o Google AdWords pode ser um grande aliado, Verifique nele quais são as principais palavras-chave disputadas por todos os anunciantes. A partir daí, a dica é criar conteúdos otimizados com estas temáticas, escolhendo os melhores termos para que os mecanismos de pesquisa apontem o seu blog.

Com esse aumento de fluxo partindo das palavras escolhidas, você terá um aumento significativo de visitantes, o que fará o seu CPM aumentar consideravelmente. Por meio da ferramenta, você também pode descobrir qual é o CPC médio estimado por cada anunciante. Você pode escolher os termos mais valiosos para aplicar ao seu conteúdo e trazer um custo por clique maior.

Espaço dos anunciantes

Pode parecer besteira, mas é fundamental escolher o espaço certo para que os anúncios fiquem em sua página. Colocar uma propagando no espaço errado pode render uma queda de fluxo no seu site, o que vai refletir no seu faturamento. É muito importante não só estudar o assunto que está sendo discutido no blog, mas também o desenho escolhido para o design.

Verifique como ficou a poluição visual, pois muitos usuários perderão o interesse no conteúdo ao perceber que os anúncios estão tomando conta de todos os espaços da página. Isso gera um grande desconforto e leva ao fechamento da página. Esse efeito acaba gerando uma queda geral nas métricas, o que vai impactar no número de visitantes.

Mas apostar em anúncios muito escondidos também não é uma excelente alternativa. Ele precisa estar em um lugar visível e passível de interação, fazendo com que o usuário possa clicar e aumentar o CPC. Dessa forma, também sobre o valor de quanto o AdSense paga. Estude todas as possibilidades para que a navegação continue agradável.

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