A plataforma de compartilhamento de vídeos do YouTube gera muitas polêmicas a respeito de ganhos com a atividade recente nomeada de youtuber. Mas será que é possível gerar grandes rendas trabalhando com isso? Quanto ganha um youtuber? E se é possível, como isso funciona? Vamos descobrir!
Como começar um canal no YouTube?
O YouTube é uma plataforma online que foi idealizada e desenvolvida por três ex-funcionários do PayPal em 2005. Hoje é patrimônio da Google. O site foi comprado pela empresa por 1,65 bilhão. A plataforma hospeda grande quantidade de filmes e foi inicialmente criada para disponibilizar vídeos a partir de uploads feito por usuários do site.
Foi sendo melhorado e hoje já foi desenvolvido aplicativos para android e outros sistemas operacionais para smartphones, computadores, tablets e notebooks. Os usuários podem ter acesso a uma quantidade imensa de conteúdos diferentes que são postados nos chamados canais do YouTube.
Esses canais podem ser utilizado por pessoas que produzem conteúdo de algum tipo específico, como se fosse um programa de tv, vídeos aulas, entre outros. Essas pessoas produtoras de conteúdo podem ser youtubers, pois dependendo da quantidade de acesso e do quão popular o canal delas for, elas podem ganhar dinheiro.
Em 2006 o site foi eleito como a melhor invenção na época. Logo em 2006, cerca de 20 mil vídeos foram incluídos na plataforma e as visualizações diárias crescem mais a cada dia. O canal com certeza contribuiu muito para o acesso à informação como conhecemos hoje e para o alcance da globalização em diversas partes do mundo.
Pontos negativos
Porém, há alguns pontos negativos da globalização e, inclusive relacionados à essa exposição de conteúdo na internet por usuários. Estes, muitas vezes podem veicular informações sem conhecimento dos temas, de forma errônea.
Deste ponto de vista e também, visando que o YouTube, assim como as redes sociais tomaram espaço na vida de seus usuários de forma a modificar o estilo de vida das pessoas, o Geólogo Milton Santos aborda como isso pode causar impactos nas relações dos seres humanos.
Logo, o estudioso aborda o tema da globalização perversa, e isso pode ser avaliado nas redes sociais e também no YouTube onde são veiculadas informações e pouco são utilizados para ajudas humanitárias, excluindo parcelas da população desse novo estilo de vida.
Essas pessoas que não possuem acesso podem estar sendo esquecidas, e muitas vezes são populações inteiras que não tem alimento ou acesso a água, mas os produtores de conteúdo ganham muito dinheiro com anúncios para a internet.
Logo, é uma ferramenta que pode ser muito útil, mas utilizada de maneira errada pode não agregar em nada à vida de seus usuários ou mesmo para uma vida melhor em um mundo globalizado.O que significa que isso pode até mesmo agravar os dilemas mundiais de miséria e pobreza, por vezes, ignorados pela sociedade.
Logo, a responsabilidade para utilizar esse meio de veicular informações pode ser grande, e de fato, pode fazer a diferença no mundo em que vivemos hoje.
Nessa perspectiva, os Youtubers são influenciadores digitais e que podem influenciar o modo de pensar de muitas pessoas. Contudo, é necessário cautela para que o mundo digital não substitua aos poucos a humanidade que ainda temos ao lidar com nossos semelhantes.
Como criar o canal
Para fazer um Canal no YouTube e se tornar um Youtuber, é necessário realizar o cadastro de usuário na plataforma com um e-mail anteriormente existente do google, como o gmail, por exemplo. Os uploads são feitos com o AdService, e para postar os vídeos não necessita muita burocracia, apenas acesso à internet e os programas necessários instalados em seu computador. Desta forma você já pode publicar conteúdo na plataforma.
Entretanto, é necessário que você tenha um planejamento a respeito do conteúdo que irá abordar em seu canal do YouTube, pois todas as pessoas do planeta podem acessar e visualizar os seus vídeos. A escolha do conteúdo deve ser de acordo com o público ao qual você deseja atingir.
Para ser um youtuber você precisará de acesso e visualizações em seu canal e seus vídeos. Desta forma, alguns influencers digitais fazem vídeos a respeito de temas polêmicos ou até mesmo os famosos tutoriais.
Quais os canais com maior acesso no YouTube?
Há muitos canais no YouTube que têm crescente acesso e visualização, conforme isso acontece, as empresas começam a patrocinar os seus vídeos, o que faz com que você ganhe mais dinheiro. Portanto, a responsabilidade dos conteúdos serem atrativos e possuírem uma certa qualidade, inclusive de imagem, aumenta. Logo, você deve priorizar que seu equipamento tenha qualidade de captura de vídeo e pode inclusive investir na iluminação.
Dito isso, você pode notar que muitos canais com grande número de visualizações, principalmente os mais acessados de tutoriais de maquiagem na internet. Conteúdo esse que é voltado para meninas, utilizam equipamentos específicos de luz e suporte de câmera, bem como uma câmera de qualidade.
Não podemos esquecer das noções de enquadramento e o “estúdio”, ou seja, o fundo da imagem seja atrativo e ao mesmo tempo pouco poluído. Desta forma você valoriza o seu vídeo e tem mais chances de ficar conhecido na plataforma.
Outros canais de curiosidades, culinária, vídeo aulas, entre outros, são recordes de acesso e fazem com que seus idealizadores e produtores ganhem dinheiro também são bem planejados e necessitam de algum investimento, inclusive em roteiro. Ter um bom conteúdo, que é atrativo ao público, mesmo que de comédia, pois estes fazem muito sucesso, é a chave mais importante para se ter sucesso como youtuber.
Quanto ganha um youtuber?
Para que valha a pena começar um canal, antes de pensar em quanto ganha um youtuber, tenha consciência que pode demorar um pouco para que fique conhecido. Para isso invista em publicidade em outras redes sociais, como facebook e instagram. O investimento inicial pode ter um grande retorno, pois muitas empresas investem atualmente em youtubers!
Sendo assim, youtuber virou uma profissão, e democratizou o acesso a conteúdos e entretenimentos, antes veiculados por mídias únicas. As quais monopolizavam o acesso e inclusive a produção de conteúdo. Desta forma, o valor de quanto ganha um youtuber é calculado a partir da produção de conteúdos e de publicidade feitas em seus vídeos ou canal do YouTube.
Deixe seu Comentário