Conseguir mais tráfego em sites é uma das coisas mais cobiçadas por grandes lojas e blogs na internet. No entanto, algumas pessoas utilizam táticas não tão éticas. Dentre elas, o black hat, uma das mais utilizadas hoje em dia. Pensando nisso, criamos esse artigo para te explicar o que é black hat e, em especial, porque não utiliza-lá.
SEO
Antes de explicamos o que é black hat, temos que entender a base da Search Engine Optimization – mais conhecida como SEO. Atualmente, esse sistema serve como uma forma otimização de paginas da web para algorítimos de pesquisa. Dentre eles, o Google, responsável por 94 por cento de todas as pesquisas feitas no Brasil.
Além disso, o Google, principalmente devido ser o maior buscador do mundo, acaba impondo as regras de SEO que serão utilizadas em quase todos os sites. Dessa forma, sendo a base para os redatores que procuram otimizar paginas de modo a obter mais visitas.
O que é black hat?
Seguindo a ideia de SEO, o black hat é considerado uma estratégia focada na otimização de sites. Todavia, grande parte dos redatores e agências acabam evitando essa técnica, principalmente por ser considerada uma estratégia não ética e, consequentemente, uma das mais rejeitadas por escritores web.
Originalmente, o nome black hat (chapéu preto) foi dado devido aos filmes de faroeste, grande parte produzidos entre as décadas de 30 e 40. Neles, o vilão do filme quase sempre utilizava de assessórios na cor preta. Dentre eles, o seu chapéu, marca registrada desses personagens icônicos.
Devido a isso, o termo black hat acabou se popularizando na internet após a criação dos buscadores e, em especial, da otimização SEO. Com o passar dos anos, esse termo acabou abrangendo diversas práticas não éticas para sites. Todavia, hoje em dia essa estratégia acaba ficando bastante prejudicada com o passar dos meses. Em especial, caso o individuo queira realmente levar o trabalho de otimização com profissionalismo.
Para que serve o black hat
Como já foi dito, o SEO serve para otimização de todos os textos de um site. Todavia, nem sempre as pessoas utilizam técnicas que são éticas. No caso do black hat, o site sofrerá diversas modificações que geraram melhor ranqueamento de uma página, quase sempre garantindo o primeiro lugar na pesquisa.
Atualmente, essa estratégia serve para aumentar consideravelmente o tráfego de usuários que passam por um site diariamente. No entanto, nem sempre esses usuários são pessoas. Em grande parte dos casos, os humanos são substituídos por bots – termo utilizado para um programa que simula o cortamento de algo.
Nessas situações, os bots acabam gerando bastante tráfego e movimentação dentro do site, sendo algo muito imperceptível para a maioria dos algorítimos de busca. Todavia, isso acaba prejudicando outras páginas. Em especial, as que utilizam de estratégias mais amigáveis ao usuário.
Técnicas utilizadas no black hat
Como toda técnica de SEO, a black hat sempre propõe a otimização da página para o algorítimo de pesquisa. Todavia, nesse caso as técnicas acabam ultrapassando seus limites morais, inclusive deteriorando da qualidade do conteúdo da página. Pensando nisso, iremos explicar às duas mais técnicas mais utilizadas do black hat. Confira!
Cloaking
Como já tinha sido explicado brevemente, a utilização de bots é algum comum em sites nas técnicas não tão éticas. Para essas situações, os especialistas de SEO criaram um termo chamado Cloaking. Nessas situações, o bots acabam fazendo grande parte do trabalho de estimular o tráfego, muitas vezes até representando 90% de toda a interação de terceiros com a página.
Diferente do que muitos pensam, os bots nunca agem de forma descontrolada para gerar o aumento do tráfego. Na verdade, muitos deles acabam sendo imperceptíveis e programados para irem aumentando gradativamente. Para essas situações, os bots fazem o papel fundamental de simular uma evolução natural do site, assim encaixando a pagina entre os primeiros na pesquisa.
Apesar de parecer uma estratégia perfeita para quem pretende crescer de forma não tão honesta, o Cloaking acaba ficando muito evidente com o tempo para os algoritmos de busca. Em especial, visto que o comportamento do bots tende a ficar cada vez mais padronizados, assim permitindo ser identificado com maior facilidade pelo Google e outros buscadores.
Link Farm
Além dos bots, algumas pessoas que utilizam essas técnicas para fazer a aplicação de outros meios para conseguir aumentar o número de visitas no site. Contudo, grande parte delas acaba afetando diretamente no comportamento da página, algo muito comum de ser achado em sites de conteúdo pirata.
Se você já entrou em algum dessas páginas, provavelmente já notou que é quase impossível interagir com botões, geralmente não apresentando nenhum conteúdo. Nessas situações, isso afeta diretamente na experiência do usuário, algo que sites profissionais costumam levar tratar com seriedade, principalmente visto que esse detalhe afetará no tráfego orgânico.
Atualmente, a comunidade redatores chama isso de Link Farm, sendo uma das técnicas mais detestadas por usuários. Para que esse método funcione, o proprietário terá que fazer um conjunto de dois ou mais sites, sempre os interligando e fazendo com que gerem tráfego entre eles.
Em questão de duração, os sites que utilizam isso normalmente não funcionam por muito tempo, uma vez que são banidos de programas de monetização e de buscadores como Google e Bing.
Penalidades
Como todas as ações, a black hat também sofre diversas penalidades após um curto período de aplicação, podendo levar a consequências permanentes para o domínio do site. Dentre elas, a diminuição do tráfego orgânico, assim restrigindo o acesso do site e, consequentemente, abaixando a renda gerada.
Além disso, como já foi explicado, o banimento de programas responsáveis pela monetização é bem frequente entre os usuários dessas práticas antiéticas. Em algumas situações, esse banimento pode ser aplicado permanentemente, assim impedindo que o proprietário tenha qualquer lucro.
Vale lembrar que em extensões como o Google Adsense, esse ato pode levar a exclusão da conta. Já em casos mais leves, o proprietário apenas terá o site será impossibilitado de exibir anúncios através da plataforma. Devido a isso, podemos notar que a Google sabe muito bem o que é black hat e como aplicar as devidas punições.
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