Ferramentas

Digital Ocean vale a pena? Leia sobre o assunto aqui!

Digital Ocean vale a pena

Termos como Nuvem (Cloud) e tudo o que diz respeito ao armazenamento digital em outros servidores são cada vez mais comuns. Você provavelmente conhece serviços como o do iCloud, da Apple, mas saiba que existem diversos outros serviços de computação na nuvem. Abaixo você vai descobrir se o Digital Ocean vale a pena.

Sobre armazenamento na nuvem

Com os computadores ficando mais potentes e a taxa de dados e informação crescendo, se faz necessário que o armazenamento acompanhe esse fluxo de informação crescente.

Claro que pendrives e armazenamentos internos são extremamente úteis e necessários, mas não suprem todas as necessidades. Imagine inserir a sua informação em um local virtual e poder acessá-la quando quiser? Isso já é comum hoje em dia com o armazenamento na nuvem.

Além de conseguir acessar de qualquer parte do mundo com qualquer aparelho, garante a segurança da informação. Pois você pode perder um pendrive, mas não pode perder um banco de dados virtual, não é mesmo? É claro que ataques cibernéticos existem, mas medidas de segurança também e são sempre tomadas.

A vantagem está em acessar e poder fazer uploads e downloads de dados diversos sem a necessidade de baixar qualquer programa. No entanto, existe uma pequena desvantagem: a velocidade. Embora não seja algo tão crítico, hoje em dia é possível transmitir gigabytes de dados via USB em segundos. Isso não é possível nos processos da nuvem. É claro que você pode fazer downloads muito velozes, mas geralmente o upload costuma ser mais demorado.

Apesar disso, tudo dependerá da sua internet e do seu equipamento, pois você pode ter resultados muito satisfatórios. Apenas tenha noção de que não serão tão eficazes quanto uma transferência direta via cabo.

E o Digital Ocean vale a pena?

O Digital Ocean é uma plataforma de computação na nuvem que permite uma série de uploads e downloads de dados de maneira segura e eficaz. Além de tudo, por ser de código aberto, permite a personalização e os programadores conseguem aprimorar bastante sua eficácia, de acordo com suas necessidades.

Se você conhece o Google Drive ou o Icloud, já sabe como o Digital Ocean funciona. Você pode baixar dados do espaço virtual, assim como fazer o envio. Eles ficarão em segurança, podendo ser públicos ou privados. Claro que existe todo um sistema e regras com termos de uso.

No entanto a Digital Ocean é focada na computação na nuvem, ou seja, pessoas que trabalham com programação e softwares que poderão usufruir de todos os benefícios. Além disso, ela não suporta Windows, sendo indicada a utilização do Linux.

Uma boa parcela dos programadores utilizam Linux por ser um sistema de código aberto, extremamente adequado para a programação. O Digital Ocean entra nessa proposta permitindo o armazenamento digital para programadores de todo o mundo.

Se o Digital Ocean vale a pena? Isso depende da pessoa ou empresa que utilizará. É algo feito para quem trabalha com softwares e programa, caso esse não seja o seu caso, você poderá usufruir de outros programas mais simples e acessíveis.

Alguns detalhes sobre o Digital Ocean

  • Não dá suporte para Windows e recomendam Linux, o que deixa claro que é feito para quem sabe programar
  • Divide os servidores em regiões, o que cria mais facilidade e muito mais velocidade se comparado aos de escala global
  • A segurança digital é muito boa, mas requer configuração adequada
  • Bom suporte para diversos scripts e programas
  • Preços são razoáveis, mas o método de cobrança pode desagradar muitas pessoas
  • Não possui suporte telefônico

Digital Ocean vale a pena

Já deu pra entender que o Digital Ocean é uma plataforma para casos específicos, não é? Se você não sabe programar ou não trabalha com a produção e manutenção de softwares, não é uma opção tão viável para você. Embora ainda seria possível fazer upload e downloads de dados, existem algumas opções no mercado que acabam sendo de melhor acesso, ainda mais considerando que boa parte delas são gratuitas.

Também tenha em mente que existem diversos tipos de serviço de computação na nuvem, não apenas o armazenamento específico. Por exemplo a IaaS que é o modelo do Digital Ocean consiste na disponibilização de APIs para suprir a necessidade de redes do contratante. É como se você alugasse o desempenho do seu computador.

Um sistema diferente é o DaaS que consiste em terceirizar o seu desktop. É algo geralmente utilizado por empresas menores, mas que garante uma série de vantagens e facilidades. Por exemplo, você poderia acessar um computador de outra parte do mundo, com o seu próprio de maneira eficiente e segura.

Basicamente os serviços na nuvem buscam transmitir de maneira parcial ou integral funções para que o desempenho e a comunicação se aprimore.

O iCloud

Para os usuários da Apple, o iCloud é um sistema que oferece o armazenamento da nuvem para todos os aparelhos da marca. iPhones, iPads, Macbooks, todos conseguem de maneira eficiente se conectar à nuvem e fazer uploads e downloads de programas.

Além disso, por ser exclusiva para usuários Apple, garante muita velocidade e segurança, além de sintonizar diversos aparelhos do mesmo dono ao mesmo tempo.

Google Drive

Você provavelmente já usou ou usa o armazenamento digital do Google. Saiba que existe a versão gratuita e limitada, mas também uma versão paga que é bastante eficaz. É ótima, pois garante bastante espaço, segurança e fácil manuseio de dados. A desvantagem fica na alta taxa de usuários e que servidores podem acabar ficando bastante cheios. Apesar disso ainda é uma das melhores plataformas de armazenamento na nuvem.

Existem diversos outros serviços conhecidos

O Dropbox, por exemplo é muito utilizado e é conhecido por ser direto ao ponto. O Mega é um dos mais famosos, pela disponibilidade dos downloads em tempo real de um fluxo de dados bem alto. A Amazon também não fica de fora desse processo.

Considerações finais

Decidir se o Digital Ocean vale a pena vai depender apenas de você mesmo, de acordo com suas necessidades. Mas com certeza ele é mais indicado para programadores e pessoas que trabalham diretamente com softwares, pois toda sua estrutura é voltada para esse aspecto.

Deixe seu Comentário