Uma das preocupações mais comuns de quem inicia um blog ou até mesmo um site é ter visitas, mas isso depende de uma série de fatores. O mais importante é que você descubra quantas visitas está tendo para traçar a melhor estratégia. Abaixo você pode descobrir como saber as visitas do blog.
Qual plataforma você está utilizando?
Dependendo da plataforma que escolha para a criação do seu blog, você terá todo o suporte para acompanhar as visitas do seu blog. Por exemplo o WordPress por si só permite que você acompanhe as visitas, desde o começo até o momento mais recente.
A princípio é uma função exclusiva do criador do blog, mas conforme ele vai crescendo, mais pessoas são necessárias e é possível permitir que outros acessem essa área. O menu muda conforme os planos escolhidos do WordPress e a estrutura do site.
Além disso, outras plataformas de criação de sites e blogs também permitem que você acesse os dados de visitas. Isso é uma boa alternativa, já que antes só era possível fazer isso com programas ou caso programasse.
Como saber as visitas do blog como o Google Analytics
Basicamente essa é uma das melhores formas para você conferir quantas visitas seu blog já teve. Para utilizá-la você precisará registrar seu blog na ferramenta e se souber programar, poderá até mesmo ajustar uma série de fatores para facilitar o processo.
O layout e o painel com as informações podem variar levemente dependendo da estrutura do seu site e da maneira que foi programado, mas no geral você só precisa conferir os dados. Inclusive o Google Analytics permite que você confira uma série de outros dados importantes.
Se a sua preocupação é o preço da plataforma, pode se tranquilizar, pois ela é gratuita até você conseguir 5 milhões de visitas. A partir desse ponto precisará pagar, mas com certeza já terá uma renda satisfatória provinda do seu blog quando tiver esse número de visitas.
Como saber as visitas do blog com o SEO pack?
Além do plug do Google Analytics, o plug do All in One SEO pack também é extremamente recomendado, principalmente para quem usa WordPress. Inclusive tanto a plataforma WordPress, quanto os plugs do GA e do SEO Pack são extremamente compatíveis e complementares ao ponto de serem recomendados e até mesmo considerados indispensáveis por algumas pessoas.
Por ser de código aberto, também permite a personalização com a programação. Tudo isso de maneira gratuita e de fácil manuseio, ao ponto que até iniciantes conseguirão personalizar sem nenhuma dificuldade.
Como saber as visitas do blog programando?
Para aqueles que já sabem programar, é possível configurar o site para que mostre as visitas da maneira que achar melhor. Não é uma opção para iniciantes, mas a vantagem é que você consegue personalizar da melhor maneira possível não ficando limitado aos processos dos softwares.
Quem programa em HTML ou PHP não terá nenhuma dificuldade em programar isso diretamente no template. Mas se você não sabe programar, sempre terá a opção de contratar alguém para fazer isso para você. É uma alternativa que gera maior liberdade e permite que você veja somente os dados que te interessam.
Como utilizar os dados das visitas?
Os dados das visitas podem ser extremamente úteis para você entender quais estratégias estão dando muito certo e quais estão dando errado. Um exemplo disso é caso você poste alguma coisa e o número de visitas aumente de maneira fora do padrão. Isso poderia provar que o tema da postagem foi favorável ou que as técnicas de SEO aplicadas deram resultado.
Outro fator é caso você opte por contratar uma empresa de marketing e analise as visitas do mês anterior à contratação, comparando com o mês em que usufruiu dos serviços. Se o número de visitas aumentou, é sinal de que o serviço foi satisfatório, assim como caso não tenha aumentado, pode significar que deu deram resultados.
Imagine que você criou uma página no Facebook e que desde a sua criação, o número de visitas aumentou. É claro que isso indicaria que ela está dando muito certo.
Com as visitas você consegue traçar planos para repetir e aprimorar estratégias que deram certo e excluir ou tentar melhorar as que deram errado. Apesar disso, esses dados dependerão da sua interpretação e de comparações com outros dados importantes.
Existem outros dados importantes que devo analisar?
Sim, dados como comentários, compartilhamento, feedbacks, etc, são muito importantes em qualquer blog, site ou rede social. Saber de onde seus visitantes estão vindo também, assim como qual é a intenção deles. Independente do produto, serviço ou conteúdo que esteja oferecendo, você precisa coletar dados.
Tão importante quanto coletar os dados e analisá-los é saber interpretar. Não adianta você ter tudo programado de maneira perfeita e saber exatamente o número de visitas do último ano, mas não saber o que fazer com isso.
Um mês teve metade de visitas comparando com a sua média e outro mês teve o dobro? Você precisa entender o que você fez em cada um, para não repetir os processos que foram insatisfatórios, assim como deve repetir aquilo que deu certo.
Como se não bastasse, precisa descobrir uma maneira de fazer isso sem fazer o blog perder a identidade e o que o torna diferente e especial se comparado com os outros.
Se você vende algum produto ou serviço, é claro que o indicador de vendas é um dos mais importantes. No mínimo o indicador de pessoas que se mostraram interessados no produto. O tempo em que ficaram no blog, o conteúdo mais acessado, os cliques, todos são indicadores mais precisos e tão importantes quanto os das visitas.
Considerações finais sobre como saber as visitas do blog
Você deve ter percebido que o texto girou em torno do wordpress, por conta de ser garantido que a plataforma permite o acesso às visitas, assim como os melhores plugs citados também são compatíveis e relacionados. Apesar disso, você pode usar o Google Analytics em qualquer plataforma, além de que sempre terá a opção de programar de maneira livre.
Agora que você já sabe como saber as visitas do blog, trace a melhor estratégia para manter seus indicadores sempre no melhor.
Deixe seu Comentário